dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Arroz    
Nova variedade de arroz irrigado para SC
SCS117CL apresenta tolerância à herbicida que controla arroz vermelho, principal planta daninha da cultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
01/03/2012

Lançada no último dia 16, a cultivar SCS117CL é uma variedade de arroz irrigado produzida pela Epagri em parceria com a Basf. Uma de suas principais características é a tolerância ao herbicida que permite o controle do arroz vermelho, principal planta daninha da cultura do arroz irrigado. Além disso, sua produtividade média gira em torno de 9000kg por hectare, podendo ser comparada a outras cultivares do mercado.

— Inicialmente, ela deve ser cultivada na região de Santa Catarina, pois é onde ela foi desenvolvida. No entanto, ela pode ser expandida para outros estados do país mediante comprovação por experimentos de valor de cultivo e uso — afirma Moacir Schiocchet, pesquisador da Epagri.

Segundo ele, a principal planta daninha do arroz irrigado ainda continua sendo o arroz vermelho, o que faz com que a cultivar chame a atenção devido à resistência ao herbicida que controla essa planta daninha.

A descoberta do gene de tolerância para os herbicidas do grupo químico das imidazolinonas em arroz foi feita por pesquisadores da Universidade da Louisiana (LSU) nos Estados Unidos. Por meio de trabalhos em parceria, envolvendo a Epagri e a Basf, esta característica de tolerância foi incorporada através de hibridação e melhoramento convencional, em cultivares de arroz adaptadas ao sistema pré-germinado, predominante em Santa Catarina. 

— A produtividade média dela gira em torno de 9000kg por hectare, se equiparando às cultivares testemunhas, como a Epagri 108 e 109, por exemplo. Junto à lavoura dos produtores, espera-se que ela supere a média estadual de 7000kg, atingindo a produtividade de 8000kg com certa facilidade — conta o pesquisador.

Schiocchet diz ainda que o ciclo da SCS117CL é tardio, de 145 dias para as condições de Itajaí (SC). Além disso, ele completa dizendo que a cultivar apresenta boa arquitetura de planta e perfilhamento e altura média de 104cm na fase de completa maturação.

— Por outro lado, ela é sensível à brusone, assim como à mancha parda. Por isso, precisa de um acompanhamento e controle de doenças quando o problema ocorrer na região — ressalta.

De acordo com o entrevistado, o volume produzido das cultivares é bastante expressivo para que no ano do lançamento, safra 2012/2013, os produtores de grão possam adquirir sementes comerciais da classe C2 junto aos produtores da Associação Catarinense de Produtores de Semente de Arroz Irrigado (Acapsa) e licenciados pela Basf. Espera-se que a quantidade disponível seja de 60.000 sacos.

— A manutenção e preservação deste eficiente sistema de controle de arroz vermelho está associada à adoção, pelos agricultores, das recomendações técnicas do Sistema de Produção Clearfield de Arroz — alerta ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri Estação Experimental de Itajaí através do número (47) 3341-5244.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada